RACLETE OU RACLETTE - UMA PEQUENA HISTÓRIA

12/07/2013 13:39

Tenho uma verdadeiramente fixação pela(o) raclette, ou raclete. Nesses dias de frio, nada como sentar pertinho de uma lareira e se deliciar ... Já comi, e fiz, algumas raclettes mas a minha preferida foi degustada na Suíça, num restaurante que não me lembro mais o nome, há muito tempo atrás! Me lembro que paguei um preço fixo e colocaram na minha frente um queijo gigantesco com um aparelho próprio para ir derretendo aos poucos ... fantástico e inesquecível!!!

Mas vamos lá contar uma pequena história sobre a(o) raclette:

O nome "Raclette" é derivado da palavra francesa "racler", que significa "raspar" e tem a sua origem nos Alpes Suíços. Sua história remonta há mais de 700 anos, quando foi chamado inicialmente de Bratchäs (queijo assado) - mencionado em escritas desde 1291. 

 

O queijo semi-duro era confeccionado com leite de vaca não pasteurizado, sendo fácil de transportar e degustado por pastores e agricultores, que colocavam o bloco de queijo perto de uma lareira ou fogueira, derretendo-o e servindo com batatas, cebolas e picles. 

 

 

Inicialmente foi feito no Cantão de Valais - sudoeste da Suíça, sendo atualmente produzido em partes da França, Áustria, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos - segundo a minha pesquisa, já existem bons produtores no Brasil.

O prato ganhou popularidade durante a década de 1970, quando surgiram os primeiros aparelhos elétricos para a sua degustação.

Eu sirvo como acompanhamentos: batatas, tipo bolinha, cozidas e esquentadas na parte de cima da racleteira, presunto cru ou "viande des Grisons", picles (cebolinhas e pepinos pequenos) e pão.

Quanto à bebida: na França, acompanham a raclette com o Kir, que é uma mistura de vinho branco com creme de cassis, existindo algumas variações, como o Kir Royale, que é uma combinação do creme de cassis com champagne. 

Mas o Riesling, Chardonnay acompanham bem ... pensem, também, num vinho tinto que deixo a critério de vocês.

 

A História da(o) Raclette - por Cameron Banks , https://www.ehow.com/about_5368881_history-raclette.html